sexta-feira, 26 de setembro de 2014

É PROIBIDO TER IMAGENS NA IGREJA? VEJA A RESPOSTA:



Ter imagem é proibido? Católicos adoram imagens? Se prostrar diante de uma imagem ou de alguém é uma proibição Bíblica?

 Os protestantes argumentam que ter imagem de escultura é algo satânico. Será mesmo que o que os protestantes dizem é verdade?

 Vamos analisar primeiramente o argumento protestante. Vejamos na própria tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida:

 ''Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem''.
(Êxodo 20,3-5).

 Esse é o texto mais utilizado pelos protestantes para tentarem combater as Sagradas Imagens. Mais será que este texto proíbe mesmo imagens conforme os protestantes interpretam? Lógico que não!

 Se pegarmos Êxodo 20,3-5 ao pé da letra como os protestantes pegam, não poderíamos ter nem mesmo retratos e a profissão de desenhista era algo diabólico...
 O que de fato Êxodo proíbe é as imagens de ídolos, ou seja outros deuses e não imagens dos Santos e dos Anjos. Até porque se Deus proibisse todas as imagens de escultura conforme o protestantismo prega, teríamos que aceitar que Deus não é onisciente, pois no mesmo livro de Êxodo 25,18; 37,7-9 Deus manda fazer imagens de escultura. Ora o ''deus'' que o protestantismo prega não pode ser o mesmo Deus que a Bíblia prega, pois o Deus verdadeiro não é contraditório.

 Os pastores protestantes hoje em dia ensinam o povo que frequentam suas denominações a odiarem as imagens que existem na Igreja Católica. Quando eu era diácono, lembro que certa vez em um culto que preguei, varias pessoas traziam imagens dos Santos, de Anjos e da Virgem Maria principalmente, e lá nós quebrávamos essas imagens, queimávamos... Poque isso acontece muito entre os protestantes? Esses ataques as imagens? Os pastores protestantes ensinam o povo que as imagens que existem na Igreja Católica, são demônios, por isso que muitos fanáticos acabam se achando no direito de quebrarem as imagens, assim invadem a Igreja e quebram as imagens, como já presenciei claramente isso. O protestantismo tem por objetivo central atacar a Igreja Católica, isso é um absurdo! A cada dia que se passa, acontecem mais e mais ataques de fanáticos contra as Imagens da Igreja.

 Os protestantes quando nos acusam de adorarmos as imagens, erram gravemente, porque a adoração é um sentimento e não um gesto. Os protestantes muitas vezes querem tomar o lugar de Deus, fazendo eles julgamentos que somente Deus pode fazer. Pois se adoração é um sentimento que brota do coração do homem, somente Deus pode identificar quando alguém está adorando ou não, pois somente Deus ver o coração conforme a Bíblia ensina em 1 Samuel 16,7.

 Outra passagem muito usada pelos protestantes é o Salmo 115, 2-8 que diz:

 ''Por que dirão as nações: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam''.

 Os protestantes pegando essa passagem afirmam: ''Vejam católicos, suas imagens tem boca mais não fala, olhos e não veem e etc...''.

 De fato toda imagem é apenas uma representação, lógico que elas não falam. Mas temos que entender que nem toda imagem é um ídolo. Por exemplo, os querubins que Deus mandou construir na Arca da Aliança, tinham boca, mas não falavam, olhos e não viam e nem por isso eram ídolos. O Salmo 115,2-8 de fato proíbe imagens, mas que tipo de imagens? Ídolos, ou seja, outros deuses. Da mesma forma a passagem de Êxodo 20,3-5 e todas as passagens que os protestantes tentarem usar, sempre vão estar proibindo imagens de ídolos, de outros deuses e não dos Santos e dos Anjos.


 Para destruir com esses ataques protestantes podemos ver o que está escrito no livro de Ezequiel 41,17-19. Vejamos:

 ''até ao espaço em cima da porta, e até ao templo de dentro e de fora, e até toda a parede em redor, por dentro e por fora, tudo com medidas, e foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos, a saber, um ROSTO DE HOMEM OLHAVA para a palmeira de uma banda, e um ROSTO DE LEÃOZINHO, para a palmeira da outra; assim foi feito por toda a casa em redor''. (Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida)

 Podemos aqui perceber que dentro do Templo de Salomão tinha imagens em todos os lugares. Podemos ver que até imagem de um homem tinha lá e de um leãozinho. Ora por acaso isso era um sinal de idolatria? Lógico que não. Aqui podemos ter a prova que nem todo tipo de imagem de escultura é uma proibição.



 A Bíblia fala da importância do Santuário, vejamos o que diz em 2 Crônicas 20,8-9:

 ''E habitaram nela e edificaram nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos DIANTE DESTA CASA e DIANTE DE TI; pois teu nome está NESTA CASA; e clamarmos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás''.

 E onde é a casa de Deus na Nova Aliança conforme o Novo Testamento? A Igreja! Vejamos o que diz em 1 Timóteo 3,15:

 ''mas, se tardar, para que saibas como convém andar na CASA DE DEUS VIVO, QUE É A IGREJA DO DEUS VIVO, a coluna e firmeza da verdade''.

 Por este motivo na Casa de Deus existem imagens dos Santos dos Anjos e da Santíssima Virgem Maria. É uma forma de honrarmos aqueles que obedeceram a Deus.

 Mas os protestantes afirmam que nós não devemos dar honra aos Santos, porque toda honra deve ser dada unicamente a Deus. Mas ai eu pergunto ao protestante: ''Você já leu Romanos 2,10? Mateus 19,19? Hebreus 13,7? 1 Timóteo 5,3? Por acaso então a Bíblia é contraditória?''

 Vamos conferir essas passagens Bíblicas (Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida):

 Romanos 2,10 diz:
  ''GLÓRIA, porém, e HONRA e paz a qualquer que faz o bem(...)''

 Mateus 19,19 diz:
 ''HONRA teu pai e tua mãe (...)''.

 Hebreus 13,7 diz:
 ''LEMBRAI-VOS dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a FÉ DOS QUAIS IMITAI, ATENTANDO PARA A SUA MANEIRA DE VIVER''.

 1 Timóteo 5,3 diz:
 ''HONRA as viúvas que verdadeiramente são viúvas''.

 Está ai protestante, várias passagens falando que devemos honrar também a muitas pessoas!

 O sentido de toda honra ser dada a Deus, significa a honra de adoração. Somente Deus deve ser adorado, ou seja, elevado acima de tudo. Mas temos que entender que nem todo tipo de honra significa adorar. Nós temos um respeito pelos Santos, temos uma veneração por eles. A Igreja jamais ensinou as pessoas adorarem imagens, duvido algum protestante me mostrar no Catecismo da Igreja Católica algo dizendo para se adorar uma imagem. Não existe isso. Se alguém adora uma imagem esse não está obedecendo a Igreja Católica, pois a mesma não ensina ninguém fazer isso.


Sabemos que a Doutrina da Igreja Católica está escrita no Catecismo da Igreja Católica que é fundamentada na Tradição, Bíblia e também no Magistério. Vamos ver o que realmente a Igreja Católica ensina em relação à Adoração:

 -Catecismo da Igreja Católica, Parágrafo 2096 diz:
 ‘’A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13)’’.

 -Catecismo da Igreja Católica, Parágrafo 2628 diz:
 ''A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante de seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos fez e a onipotência do Salvador que nos liberta do mal. É prosternação do Espírito diante do "Rei da glória" e o silêncio respeitoso diante do Deus "sempre maior". A adoração do Deus três vezes santo e sumamente amável nos enche de humildade e dá garantia a nossas súplicas''.

 Como acabamos de ver, o Catecismo da Igreja, ou seja, no livro em que está escrita a doutrina da Igreja Católica, não se ensina a adorar outro além de Deus. Somente Deus altíssimo é digno de ser adorado. Nem Maria nem nenhum Santo ou Anjo pode ser adorado, porque não são Deus e nem podem ser colocados acima de Deus. Se existe alguém que adora a Virgem Maria, um Santo, imagem ou Anjo, esse não está obedecendo à doutrina da Igreja Católica, pois a Igreja não ensina que se deve adorar outro, e sim unicamente a Deus!

 Os protestantes então tentam argumentar que se ajoelhar diante de algo ou alguém é idolatria. Vejamos as passagens que os protestantes utilizam para tentarem negar que podemos nos ajoelhar diante das imagens e de pessoas:

 Atos 10,25-26 diz:
 ''E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebe-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou um homem''.
(Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida)

 Apocalipse 19,10 diz:
 ''E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora d Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia''.
(Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida)

 Com essas duas passagens os protestantes tentam afirmar que nós Católicos quando nos ajoelhamos diante de uma imagem ou de alguém nós estamos cometendo o pecado da idolatria. Será que é isso mesmo? É uma desonestidade muito grande dos protestantes afirmarem isso, como já escrevi aqui, adoração é um sentimento e não um gesto. Mesmo que eu me ajoelhe diante de algo ou de alguém e eu beije e abrace não significa adoração. Mas vamos então refutar esse argumento protestante...

 As passagens de Apocalipse 19,10 e Atos 10,25-26, falam claramente que Pedro só repreendeu Cornélio porque Cornélio se ajoelhou PARA ADORAR Pedro, se Cornélio tivesse se ajoelhado apenas como sinal de respeito ele não teria sido repreendido. O erro de Cornélio está centralizado no sentimento que ele teve de ter adorado Pedro e não por ele ter se ajoelhado. Da mesma forma foi repreendido João por ter se ajoelhado PARA ADORAR o Anjo, ele foi repreendido porque ele quis adora-lo e não por ter se prostrado diante dele.

 Podemos ver neste mesmo livro de Atos um exemplo de um homem que se ajoelhou diante de Paulo e Silas e nem por isso foi repreendido. Vamos ver:

 Atos 16,27-30 diz:
''Acordando o carcereiro e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo chamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, SE PROSTROU ANTE PAULO E SILAS. E, tirando-os para fora, disse: SENHORES, que é necessário que eu faça para me salvar?''
 (Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida).

 O carcereiro se prostrou diante de Paulo e Silas; agora pergunto: ''Porque Paulo e Silas não repreenderam o Carcereiro?''. Porque ele não se ajoelhou PARA ADORAR Paulo e Silas, aqui podemos ver claramente a diferença. Podemos explorar mais textos ainda:

 1 Crônicas 21,16 diz:
 ''E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então, Davi e os anciãos, cobertos de panos de saco, SE PROSTRARAM SOBRE SEUS ROSTOS''.
 (Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida).

 Podemos ver que Davi e os Anciãos se prostraram diante do Anjo e não foram repreendidos pelo Anjo. Mais uma vez podemos ver que se prostrar não significa adorar.

 Podemos ver também em Números 22,31 que Balaão se prostrou diante de um Anjo e também não foi repreendido.

 Temos muitas provas que se prostrar não significa adorar.

 Os hereges tentam dizer que nós quando nos ajoelhamos diante das Sagradas Imagens nós estamos nos ajoelhando diante de um pedaço de gesso. Bom... Temos que entender o que é verdadeiramente uma imagem. Vejamos o significado no dicionário: ''Representação de uma pessoa ou coisa, obtida por meio de desenho, gravura ou escultura''. Isso é o que significa uma imagem!

 Temos que ensinar para um protestante que a imagem é uma representação que existe de alguém, e quando nos ajoelhamos diante das imagens e fazemos uma prece, não estamos confiando no gesso e sim no que está representado nele. Podemos ver na própria Bíblia isso:

 ''Mostrai-me uma moeda. DE QUEM TEM A IMAGEM E A INSCRIÇÃO? E, respondendo eles, disseram: DE CÉSAR''.
 Lucas 20,24  (Tradução da Bíblia protestante João Ferreira de Almeida Revista e corrigida).

 Vejamos aqui claramente isso, Jesus poderia ter dito: ''Não ai não está César e sim um ídolo!''. Então nem toda imagem significa um ídolo, como acabamos de ver que Jesus mostra que a imagem é uma representação.


 Bom meus amados querido leitores aqui encerro esse documento em defesa das Sagradas Imagens. Agradeço a todos que estiveram estudando, e espero que tenham gostado.

 Escrito por: Daniel Silveira Fonteles Linhares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.